NAI

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Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Apresentação

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – NAI/UEPB, criado pela Resolução do CONSUNI nº 0298/2019, tem por fim desenvolver atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão acerca das pessoas com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD e Altas Habilidades na UEPB e em instituições parceiras.

Missão: “Realizar um atendimento sócio pedagógico que possa garantir o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos com deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades matriculados na UEPB e em outras instituições parceiras, tendo como perspectiva a superação de barreiras e outras formas de discriminação, como também a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência”.

Principais Objetivos:

  • Desenvolver programas de esclarecimento e orientação que conscientizem o corpo docente, discente e técnicos administrativos da UEPB, acerca de como lidar com os alunos com deficiência, Transtorno Global do desenvolvimento e Altas Habilidades;
  • Desenvolver métodos pedagógicos que mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência matriculados na UEPB;
  • Articular intersetorialmente a proposição/implementação de políticas públicas de inclusão na UEPB;
  • Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de acordo com as linhas de pesquisa do núcleo, garantindo a participação e efetivando diálogo com a comunidade interna e externa da UEPB;
  • Promover e aperfeiçoar a formação de pesquisadores (as) em nível de pós-graduação strictu sensu e latu sensu na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva;
  • Estabelecer convênios técnicos, culturais e científicos locais, nacionais e internacionais de acordo com as linhas de pesquisas do NAI ou de interesse das pessoas com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades;

Linhas de Pesquisa do NAI

I- Educação Especial;

II- Educação Matemática Inclusiva;

III- Ensino de Ciências;

IV- Formação de Professor e Inclusão;

V- Tecnologias Assistivas.