NAI

NAI

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Histórico

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), chamado inicialmente de Núcleo de Educação Especial (NEDESP), surgiu através de um projeto de implementação elaborado pelo agora Professor Doutor Eduardo Gomes Onofre, em cumprimento às exigências para obtenção do regime de professor retide. O interesse para este projeto surgiu devido ao número significativo de pessoas com deficiência, principalmente visuais, matriculados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nos cursos de Filosofia, História, Geografia, Pedagogia, Comunicação Social e Serviço Social.

Em razão deste panorama fático, consolidou-se a ideia de criar um núcleo próprio a fim de proporcionar suporte aos estudantes com necessidades educativas especiais. Como afirma Professor Eduardo Onofre, em seu projeto, “a finalidade maior desse projeto tem caráter profissional, mas a nossa maior contribuição será combater a exclusão, seja escolar ou social. Pois, todo ser humano, deficiente ou não, precisa sentir-se incluído no seu ambiente social para poder desenvolver a sua cidadania”.

Para consolidar a implantação do projeto, as atividades do núcleo começaram a ser executadas em maio de 2004, com o auxílio de estagiários que cursaram o componente de Educação Especial. Apresentando, em um primeiro momento, equipamentos e materiais permanentes, tais como mesas para computador e para uso em geral, estantes e sistema sonoro Dosvox, posteriormente, adquiriu-se computador, máquinas de datilografia em Braille, regletes de alumínio com tábua de apoio e punção, regletes de bolso com punção, scanner, gravador portátil pequeno e assinadores para deficientes visuais.

Em funcionamento desde 2004, como suporte e apoio a estudantes da UEPB com quaisquer necessidades educativas especiais ou interesse pela área, o Núcleo veio a ser regulamentado pela Resolução CONSUNI 0298/2019, a qual aprovou o regimento interno atualmente em vigência. A partir desta regulamentação, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) recebeu este nome e sigla, e está em funcionamento na sala 335, 3º andar, da Central de Integração Acadêmica (CIAc), da UEPB.