Núcleo de Documentação Histórica

Núcleo de Documentação Histórica

Centro de Humanidades – UEPB

Arquivistas se reúnem para discutir medidas de conservação dos arquivos da UEPB

19 de agosto de 2013

Na última sexta-feira (16), os arquivistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniram no Campus III, em Guarabira, para discutir os planos de ação a serem executados nos setores de arquivo de todos os câmpus da Instituição. Esse foi o terceiro encontro promovido pelos profissionais e, segundo eles, a ideia inicial é tomar conhecimento sobre as condições atuais de cada arquivo para, em seguida, traçar medidas necessárias de preservação e conservação.

Durante a visita, os arquivistas conheceram o Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades (NDH-CH/UEPB), que se encontra em processo de estruturação. O Núcleo, coordenado pelo professor Tiago Bernardon, dispõe de autos-findos doados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mediante convênio firmado com a UEPB, em agosto de 2011.

Tais documentos já estão sendo higienizados e organizados pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Trabalho, Cultura e Poder, mas os arquivistas decidiram conferir agilidade ao trabalho para evitar que a massa documental se deteriore. Em breve, o NDH-CH será aberto ao público, se constituindo em importante acervo de fontes para a pesquisa historiográfica.