Núcleo de Documentação Histórica

Núcleo de Documentação Histórica

Centro de Humanidades – UEPB

Início

O Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (NDH – CH/UEPB), vinculado ao Departamento de história do Centro de Humanidades – campus III da UEPB, foi fundado em setembro de 2013 com as funções de Centro de Documentação e Pesquisa em História, a partir do convênio UEPB/ TRT-13, como consta no processo de n° 08.339/2013. O objetivo inicial foi a guarda e a preservação dos autos findos dos processos trabalhistas das Juntas de Conciliação e Justiça Trabalhista de Guarabira, Areia e Sousa entre os anos de 1987 e 2003, totalizando um total de 20,000 processos; e com outros 40,000 a espera de condições de recepção.

A ideia inicial, formulada pelo então professor do Departamento de História, Dr. Tiago Bernardon de Oliveira, buscou construir uma proposta de estruturação de um arquivo histórico com processos trabalhistas no Centro de humanidades, Campus III da UEPB, em Guarabira, com objetivos que abrangiam questões pertinentes à pesquisa, ao ensino e à extensão, todas envoltas por preocupações que possuem caráter político.

Atualmente, o Núcleo tem se consolidado como local de formação acadêmica. Através de grupos de estudo, seminários, aulas práticas e, principalmente, graças aos projetos de pesquisa que agregam bolsistas e voluntários, o NDH-CH/UEPB vem contribuindo para uma melhor qualificação de alunos do curso de História. Prova disso é o expressivo número de bolsistas que saem para mestrados e doutorados. Também tem sido expressiva a contribuição do NDH-CH/UEPB para a história do trabalho do Brejo paraibano e da Paraíba, os espaços de pesquisa e as temáticas de estudo tem contribuído, gradativamente, para a formação de historiadores no interior do estado.