LABIT- Laboratório intinerante

20 de março de 2014

O LABIT (laboratório itinerante) é um programa que está associado ao departamento de enfermagem. Abrange 13 projetos que estão dispostos entre os cursos de enfermagem (7), odontologia (3), fisioterapia (1) e química industrial (1). Este programa é coordenado pela professora Ms.Josefa Josete da Silva Santos que coordena outros 2 projetos de extensão: Glicemia capilar e índices pressóricos, sendo estes aliados ao PIBIC(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e trabalha como colaboradora do PROPESQ(Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa) com o projeto sobre inclusão na educação infantil.

O principal objetivo desse programa é desenvolver atividades de extensão nas comunidades ou qualquer outra instituição levando os acadêmicos a interagir com a sociedade visando a troca de conhecimentos. A criação do LABIT foi no ano de 1978 por Ms.Sidilene Gonzaga (na época era professora de extensão), juntamente com Profa.Normensinda.

Atualmente existem 14 acadêmicos bolsistas, 66 acadêmicos voluntários, 13 docentes, que contribuem inteiramente para o desenvolvimento e sucesso das ações realizadas. As ações são realizadas mediante solicitações das entidades, prefeituras, igrejas, escolas. Sendo desenvolvidas pela UEPB através da pró-reitoria de ensino e graduação (PROEG). O programa tem atuação permanente, mas existem projetos que tem uma duração menor, geralmente as ações são realizadas mensalmente dependendo da solicitação e a demanda.

Os resultados obtidos são ótimos, pois há integração do aluno no serviço e a troca de experiência tem obtido resultados gratificantes, pois, há aceitação da comunidade à medida que as ações são realizadas.

Porém ainda há dificuldades enfrentadas na falta de transporte para o manuseio de equipamentos e de participantes, assim como a falta de um ambiente físico para armazenar utensílios e preparar as ações a serem realizadas. Outro déficit está na verba, pois não é uma quantia especifica.

Para participar do programa é necessário que o aluno de graduação inscreva-se no período de seleção, que ocorre dependendo do surgimento de vagas, semestralmente e/ou anualmente junto com a inscrição do PROBEX.

Diante da descrição do programa é válido ressaltar a sua importância no meio acadêmico assim como em toda a sociedade, visto que abrange várias áreas de conhecimento e permite que as pessoas que recebem o devido cuidado e participação tenham um olhar multidisciplinar diante das atividades realizadas.