Programa laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer da escolinha do DEF

20 de março de 2014

Partindo do princípio da saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social (OMS). A professora Anny Sayonara do departamento de educação física, sensibilizada pela necessidade da população mais carente ter acesso a programas que proporcionassem a atenção integrada a Saúde, fundou o Projeto – Programa Laboratório Pedagógico: saúde, esporte e lazer da escolinha do DEF. Tal programa tem por objetivo proporcionar serviços multidisciplinares de esporte, lazer e saúde, contando com o apoio dos estudantes de Enfermagem, Odontologia e Serviço Social, toda terça e quinta feira na Universidade Estadual Da Paraíba- Bodocongó- no departamento de educação física.

É oferecido aulas de dança, academia, natação, entre outros, bem como cuidados à saúde como: aferição de pressão, controle de peso, cálculos de massa corpórea, controle glicêmico, entre outros.

O programa é direcionado para as crianças da escolinha do DEF e do grupo da terceira idade.

É importante destacar que dentro do programa em foco, existe o Plano Operativo de Parceria Equipe de Socorrista, tendo como cordenadora a professora Eliane Maria Nogueira e a professora Odete Leandro, ambas do departamento de enfermagem. Tal programa oferece suporte a qualquer eventualidade que venha a ocorrer durante a atividade física. A equipe consiste em 6 socorristas que ficam de plantão nas atividades exercidas no local.

É notório o saldo positivo dessas ações, tanto no âmbito social, saúde e no lazer.

A população Campinense agradece o empenho desses profissionais.