Projeto: UAMA (Universidade aberta à maturidade)

20 de março de 2014

Com o intuito de viabilizar e promover o envelhecimento saudável, o professor Dr.Manuel Freire de Oliveira Neto coordena o projeto UAMA (Universidade aberta à maturidade), vinculado a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Segundo o professor Manuel, o principal objetivo do projeto é favorecer o estilo e qualidade de vida em idosos através de diferentes conhecimentos. A idéia do projeto foi fruto de um trabalho realizado na Espanha pelo professor Manuel, com alunos da terceira idade que estudavam numa instituição na qual existia o projeto. Foi com acesso ao trabalho e, demonstrando interesse pela temática que desenvolveu trabalhos a cerca do assunto, adaptando esse projeto para a realidade do Brasil, aprimorando a “cópia” do trabalho realizado no seu mestrado e posteriormente doutorado, na Espanha para a UEPB.

A UAMA conta com a participação de 28 docentes que trabalham em prol do desenvolvimento e sucesso das atividades, promovendo o bem estar e melhoria de vida para os 87 alunos atualmente matriculados, com idade entre 60 e 85 anos.

Todos os cursos da área de saúde da universidade, além do curso de direito, serviço social, filosofia, encontram-se associados na participação do projeto desenvolvendo habilidades especificas e fundamentais.

O projeto é exercido na UEPB, próximo a reitoria da UEPB com as aulas presenciais duas vezes por semana e, outros ambientes são explorados, na clinica de fisioterapia, odontologia, no departamento de educação física, com assistência precisa. Além de atividade extraclasse como, viagens, festas, passeios, atividades físicas, cantorias, dentre outros. A duração do curso é durante dois anos, totalizando 1400 horas.

Os resultados esperados são bem significativos e, são visualizados e relatados pelos próprios participantes, onde vemos melhoria considerável em todos os aspectos da vida destes, pois todas as informações dadas são convertidas no bem estar e melhoria de vida. São mudanças ocorrias que servirão para o resto da vida.

Para ser membro da UAMA é necessário que tenha acima de 60 anos. Haverá inscrição para nova turma no inicio de 2013, serão 100 vagas preenchidas pelas 100 primeiras pessoas a chegar.

É notável a importância desse projeto na sociedade, pois aumenta o vinculo entre os indivíduos , torna o envelhecimento bem sucedido remetendo melhora da saúde no geral, além se promover inclusão social e população mais ativa.