Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais

14 de junho de 2019

“Está aberta, até o dia 30 de junho de 2019, a chamada de trabalhos para o VI Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, que será realizado no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), localizada na Rua André Cavalcanti, 106, Bairro de Fátima, e pertencente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento terá lugar durante os dias 09 e 10 de setembro e, além da organização de mesas redondas, contará com a realização de Grupos de Trabalho (GTs), sessões de cinema e outras atividades artísticas.

O VI Seminário do NIEM caracteriza-se como uma atividade de parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ, o Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFRRJ, o GRISUL/UNIRIO, o Instituto de Geografia/UFRJ, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz. .

O Seminário tem a finalidade de oferecer a pesquisadores, professores, alunos de Graduação e Pós-Graduação, a oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre os temas relevantes relativos às questões migratórias, bem como sobre as questões dos refugiados, deslocados, estrangeiros, a prática política atual sobre a migração e seus principais atores, permitindo um debate multifacetado sobre o tema. Proporcionando ainda à comunidade, local, regional e nacional, uma interação no contexto da pesquisa e produção acadêmica e das discussões políticas sobre a realidade social contemporânea brasileira, no que diz respeito às migrações.

Os Grupos de Trabalho que acontecerão no VI Seminário do NIEM buscam receber propostas de pesquisadores, professores, graduandos ou pós-graduandos, resultado de pesquisas concluídas ou em andamento..

GT 1. Estudos migratórios: novas tendências

Selecionará trabalhos que analisem temas emergentes nos estudos migratórios ou que utilizem enfoques inovadores para a compreensão do fenômeno.

GT 2. Estudos migratórios: múltiplas perspectivas

Selecionará trabalhos que abordem as diversas dimensões da mobilidade humana (interna e internacional, histórica e contemporânea) a partir de perspectivas e metodologias consolidadas.

É permitido o envio de trabalhos com o máximo de dois (2) autores. A submissão de propostas deverá ser feita exclusivamente através do email seminarioniem2019@gmail.com com o seguinte conteúdo, constante de arquivo anexado (formato .doc ou .docx):

3. Dados do(s) autor(es), tais como nome e instituição de filiação.

Até 15 de julho de 2019, os proponentes serão informados, via e-mail, do resultado da seleção. Todos os expositores de trabalho que forem selecionados deverão encaminhar a íntegra de seus papers até o dia 15 de agosto, única e exclusivamente para o endereço eletrônico seminarioniem2019@gmail.com.

• A extensão do trabalho não deverá superar as 25 páginas com a bibliografia.

• Tanto as citações como a bibliografia deverão seguir o formato das normas ABTN;

Envio de trabalhos completos: 15 de agosto.

VI Seminário do NIEM: 09 e 10 de setembro na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Rua André Cavalcanti, 106, Bairro de Fátima.”

Maiores informações: seminarioniem2019@gmail.com

https://www.facebook.com/VI-Semin%C3%A1rio-NIEM-433884910767530/[:en]”Chamada de Trabalhos para o VI Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM), 09-10 de setembro de 2019

Maiores informações: seminarioniem2019@gmail.com

https://www.facebook.com/VI-Semin%C3%A1rio-NIEM-433884910767530/[:fr]”Está aberta, até o dia 30 de junho de 2019, a chamada de trabalhos para o VI Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, que será realizado no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), localizada na Rua André Cavalcanti, 106, Bairro de Fátima, e pertencente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento terá lugar durante os dias 09 e 10 de setembro e, além da organização de mesas redondas, contará com a realização de Grupos de Trabalho (GTs), sessões de cinema e outras atividades artísticas.

Maiores informações: seminarioniem2019@gmail.com

https://www.facebook.com/VI-Semin%C3%A1rio-NIEM-433884910767530/[:es]”Está aberta, até o dia 30 de junho de 2019, a chamada de trabalhos para o VI Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios, que será realizado no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), localizada na Rua André Cavalcanti, 106, Bairro de Fátima, e pertencente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento terá lugar durante os dias 09 e 10 de setembro e, além da organização de mesas redondas, contará com a realização de Grupos de Trabalho (GTs), sessões de cinema e outras atividades artísticas.