NINETS

NINETS

Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Intervenções em Tecnologias Sociais

UEPB promove encontro preparatório para Seminário Internacional que discute questões de gênero

30 de maio de 2016

Na próxima quinta (2) e sexta-feira (3), ocorre o segundo encontro do “Com a Diferença Tecer a Resistência: Preparando o Terceiro Desfazendo Gênero”. O Seminário Internacional homônimo acontecerá na Instituição em 2017, na cidade de Campina Grande, com a coordenação da professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Jussara Carneiro Costa. No sentido de planejá-lo, figuram cinco encontros, sendo que o primeiro ocorreu em maio. A iniciativa perfaz um desdobramento das ações desenvolvidas a partir do Programa de Extensão Universitária “Todxs Juntxs Somos Fortes: enfrentando o racismo, misoginia e LGBTTIfobias no território da Borborema”.

Esta edição do “Com a Diferença Tecer a Resistência: Preparando o Terceiro Desfazendo Gênero” será sediada no prédio que está à disposição da Secretaria de Cultura de Campina Grande (ao lado do Terminal de Integração), sendo que todos os encontros são compostos por cursos de extensão, debates, painéis, lançamento de livros, rodas de conversa, palestras e encaminhamentos, exibições de filmes e apresentações artísticas.

O tema do segundo encontro será “Entre a criminalização da prostituição e patologização da transexualidade, a construção de estratégias de controle e dominação”. O mesmo tópico norteará o oferecimento de um minicurso, a partir das 14h, com os professores José Batista de Melo Neto (UFPB/UEPB), Michelle Barbosa Agnoleti e Jussara Carneiro Costa, no primeiro dia. Em seguida, haverá um bate papo com a docente Berenice Bento (UFNR), sob o tema “Uma trajetória de pesquisas e interlocuções sobre transexualidade no Brasil”.

Na sexta, a programação terá a roda de diálogo “As ‘putas’ falam: experiências de abjeção e resistência de (ex)prostitutas de Campina Grande”, da qual participarão os professores Jussara Carneiro Costa, Berenice Bento e Edmundo Gaudêncio (UEPB), a partir das 14h. No período noturno, às 18h, acontecerá o lançamento dos livros “A Reinvenção do Corpo: Gênero e Sexualidade na Experiência Transexual” e “Homens não tecem a dor: queixas e perplexidades masculinas”, ambos de Berenice Bento e saídos pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN). A partir das 21h, o evento realiza uma prévia d’ O Maior São João do Mundo, com muito forró encerrando a iniciativa.

O “Com a Diferença Tecer a Resistência: Preparando o Terceiro Desfazendo Gênero” é realizado pela UEPB/NTS/MEC/Sesu/Proext, Bruta Flor Coletivo Feminista, Coletiva Gaia e Associação Dandara, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UEPB. Esclarecimentos sobre a programação e acerca das inscrições podem ser adquiridas na página http://www.3desfazendogenero.com.br/. Demais informações serão obtidas pelo e-mail 3desfazendogenero@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêcio