NUPEA

NUPEA

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos

Nossa Infraestrutura

Câmara séptica: possui bancada e paredes revestidas de azulejos, equipada com Lâmpada UV (assepsia do ambiente), bicos de Bunsen e fluxo laminar (onde são realizadas as análises bacteriológicas de águas e alimentos).

Sala de pesquisa e desenvolvimento: dispõe de equipamentos como autoclaves, microscópios, contador de colônias, chapa aquecedora, banho maria, estufas, gabinete para leitura cromogênita, refrigerador além das vidrarias necessárias como: pipetas, placas de Petri, provetas, tubos de ensaio, etc.

Sala de incubação: possui bancadas, dois refrigeradores (um duplex), um freezer vertical, banho-maria, duas incubadoras para fermentações e duas estufas para incubação de placas e culturas de microrganismos para análises.

Ambiente de paramentação: possui armários para guardar os materiais pessoais dos membros do núcleo bem como para armazenar as vestimentas de paramentação obrigatórias para uso no laboratório e para a realização das análises.

Sala de recepção: para atendimento ao público

Sala de laudos: para o preparo dos laudos das análises

Sala de lavagem e esterilização: com o objetivo de sanear, esterilizar as vidrarias utilizadas nas análises, contem 2 autoclaves, e uma estufa de esterilização.

Laboratório de pesquisa para análises físico-químicas: apoia as prestações de serviços nas análises de controle de qualidade de alimentos (análises de umidade, cinzas, proteínas, gorduras, pH, sólidos solúveis, entre outras), possuindo bancadas centrais e laterais revestidas de azulejos, contando com os equipamentos estufa de convecção, estufa com circulação de ar, estufa a vácuo, mufla, digestor de amostras para análises de proteínas, destilador de nitrogênio, extrator de lipídeos, balança com infravermelho, balança analítica, balança semi-analítica, pHmetro, refratômetro, lactodensímetro, chapa aquecedora, centrífuga de Gerber, banho maria, entre outros. Este laboratório também possui equipamentos de apoio à pesquisa e desenvolvimento de novas formulações alimentícias, como fogão a gás, forno elétrico, forno de micro-ondas, seladora, balança de prato, refrigerador duplex, freezer horizontal, processador de alimentos, batedeira, entre outros.