Principium

Principium

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval

Linhas de pesquisa

Mulheres na Filosofia
Mostrar que houve uma produção filosófica significativa feita pelas mulheres no decorrer da História da Filosofia. Logo, tratar-se-á de dar voz às mulheres, à medida que suas produções serão divulgadas e mesmo não tendo como foco central a questão de gênero, a pesquisa não deixará de chamar a atenção para o gênero feminino, posto que é a produção das mulheres que está sendo evidenciada, contribuindo, assim, ainda que indiretamente, para a inserção deste grupo no lugar que lhe é de direito.

Multiculturalismo e Diálogo Inter-religioso na Idade Média
Contribuir para a discussão sobre a necessidade da convivência pacífica ou, ao mínimo, tolerante entre os povos de diferentes culturas e religiões. Por se tratar de uma linha de pesquisa bastante ampla, nela se inclui, além do diálogo com outros períodos da História da Filosofia, também a tradução de textos de Filosofia Medieval.

A Relação Humano-Divino na Mística Medieval
Chamar a atenção para uma área da filosofia medieval ainda pouco conhecida e, por isso mesmo, ainda pouco explorada nos meios acadêmicos: a mística. Muitos filósofos teceram importantes considerações sobre a possibilidade de uma experiência mais direta do homem com Deus e esta possibilidade termina por provocar outros tipos de reflexão, como, por exemplo, a dos limites do conhecimento humano e da separação (às vezes danosa para um melhor conhecimento do homem contemporâneo) entre razão e afeto.

Ética e Política na Filosofia Medieval
Buscar, nas reflexões que possibilitam a ética e a política medieval, expressões que possam contribuir para o diálogo destas duas áreas do “saber-prático” nos dias atuais.

MEMBROS: ver espelho do Grupo no link abaixo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6765975689440862#recursosHumanos