APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Pesquisa e extensão em História Local (NUPEHL) desenvolve suas atividades considerando a imbricação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Para tanto, promove e estimula pesquisas sobre as histórias “locais”, contextualizadas em realidades conjunturais e estruturais, incentivando e promovendo ações sobre a temática. Orienta pesquisadores sobre as fontes documentais e bibliográficas do tema, a cultura historiográfica, o apoio e defesa do patrimônio histórico, as diversas espacialidades, as formas de convívio e as singularidades do meio social, enfatizando os estudos sobre as populações nativas. Apóia o ensino de história através de pesquisas relacionadas no âmbito da história local, suas práticas, currículos e orientações, seus supostos teóricos e metodológicos, procedimentos e materiais didáticos. Promove anualmente eventos nacionais e, ao longo do ano realiza oficinas, cursos e palestras, atendendo ao público interno e externo à universidade, dando especial apoio aos professores das redes públicas estaduais e municipais. Atende a pesquisadores e interessados na história das localidades, disponibilizando documentação e bibliografia ampla e atualizada sobre tais questões. Divulga a produção acadêmica da graduação em história que se vincule a seus interesses, além de produzir em fluxo contínuo artigos e livros, atuando em parceria com a Revista de História Alpharrabios. Realiza atividades nas escolas e outras instituições sobre temáticas vinculadas à História local e suas demandas. Apoia os eventos dos Cursos de História, contribuindo com os demais Laboratórios e Núcleos de Pesquisa.

Publicado o resultado final da seleção para a turma 2023.1 da Especialização em História Local. Os candidatos aprovados receberão um e-mail com as instruções referentes à matrícula, que será realizada de forma remota.

relação aprovados

Chamada para a edição 23 da revista Tarairiu

A revista TARAIRÍU torna pública a chamada para a seleção de artigos para publicação em sua edição nº 23. Os trabalhos deverão ser submetidos à revista até o dia 15 de novembro do corrente ano, com previsão de lançamento da edição em final de dezembro/2023.

Os temas serão livres, devendo versar sobre arqueologia, paleontologia, história e espeleologia. A submissão se dará mediante acesso à revista eletrônica por meio do endereço https://revista.uepb.edu.br/REVELAP/about/submissions, no qual o pesquisador deverá realizar o cadastro e enviar os arquivos conforme solicitado pelo sistema. Todo o fluxo editorial será acompanhado pelo endereço eletrônico.

Fale conosco:

NUPEHL

  • de seg. à sex.:
    07:00h às 12:00h
    13:00h às 16:00h
    Os horários aqui estabelecidos são para os dias de funcionamentos normais da instituição. Os horários de funcionamento de dias facultativos instituídos por portarias, assim como períodos de férias e feriados nacionais, estaduais e municipais, devem ser consultados em notas no portal da UEPB ou previamente com este setor.
  • Rua Domitila de Castro, s/n, 1º andar, sala 124, Central de Integração Acadêmica – CIAC, Campus I - UEPB -  Campina Grande - Paraíba

Dúvidas, Críticas, Sugestões e Elogios

Preencha o formulário ao lado e envie um e-mail para o setor responsável pelo conteúdo desta página.

É possível enviar e-mail para outros setores da instituição. Basta selecionar o setor para o qual deseja entrar em contato.

obs: todos os campos deverão ser preenchidos