Linhas de Pesquisa

Espaços, cultura e sociabilidades

Visa congregar investigações sobre as diversas espacialidades, as formas de convívio e as singularidades do meio social. Analisa a cidade como espaço de produção de sociabilidade e práticas multiculturais. Verifica movimentos urbanos de natureza distinta, incorporando manifestações espontâneas ou organizadas e experiências associativas.

 

Estudos das populações nativas

Fixa-se na investigação sobre os povos indígenas do Brasil/América, sua cultura e construção identitária, em interface com as narrativas dos e sobre os mesmos, os impactos da colonização, legislação, resistência e tutela.

 

Historiografia e História local

No vasto campo dos fenômenos e práticas intelectuais, a LP privilegia decisivamente aqueles de natureza historiográfica, propondo-se a investigações que tenham como foco o conjunto das ideias, interpretações e textos produzido pelos historiadores ditos “locais”, em articulações interpretativas entre passado, presente e futuro.

 

Memória, Cultura e Diversidade no contexto de Patrimônio Cultural

Desenvolve estudos acerca da relação entre reivindicações memoriais e busca pelo reconhecimento, processos contemporâneos de conflitos de memória, vitimização e excesso memoriais, dever de memória e papel do Estado, memórias institucionais, memória política, obliterações e esquecimentos, tradição e usos do passado, transmissão de saberes tradicionais, patrimônio imaterial, patrimônio industrial rural e urbano e memórias do trabalho.

 

História, Educação e produção de sentidos

Propõe desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino escolar da disciplina, tomando como interface a história local, focando temas numa abordagem tanto histórica quanto pedagógica. Desta forma a linha desenvolve pesquisas relacionadas no âmbito da história local, suas práticas, currículos e orientações, como ao ensino de história, seus supostos teóricos e metodológicos, procedimentos e materiais didáticos.