Ciclo de Discussões NEAS/PEPAD: Palestra sobre “Atenção Farmacêutica: O Método Dáder”

11 de maio de 2014
Ciclo de Discussões NEAS/PEPAD: Palestra sobre “Atenção Farmacêutica: O Método Dáder”

1907322_738045809579313_5602495124338971262_nO ciclo de discussões organizado pelo Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) e o Programa Educação e Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD) da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, promoveu no dia 09 de maio de 2014, a palestra ”Atenção Farmacêutica: O Método Dáder” com a Profa. Dra. Patricia Trindade Costa Paulo.

A atenção farmacêutica é definida como a participação ativa do farmacêutico para assistência ao paciente na dispensação e seguimento de um tratamento farmacoterapêutico, cooperando assim com o médico e outros profissionais da saúde. Além disso, tem a finalidade de garantir uma farmacoterapia racional, segura e custo-efetiva ao paciente, obtendo resultados que melhorem a sua vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades biopsicossociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.

O Acompanhamento Farmacoterapêutico (AFT) é um dos macrocomponentes da Atenção Farmacêutica pelo qual o farmacêutico auxilia o paciente nas necessidades relacionadas ao medicamento, como a solução de dúvidas sobre as doses e horários para administração o medicamento prescrito, as possíveis interações com os alimentos e/ou medicamentos e a detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRMs), tendo como característica principal a documentação sistemática. Essa documentação é feita, com frequência, de forma não automatizada, com o preenchimento de fichas manuais e catalogadas em arquivos e existem vários modelos de fichas de acompanhamento, cada uma delas seguindo um método. Um exemplo desses modelos de documentação é o Método Dáder, que se baseia na obtenção da história Farmacoterapêutica do paciente.

Este serviço implica um compromisso, e deve ser fornecido de forma continuada, sistematizada e documentada, em colaboração com o próprio paciente e com os demais profissionais do sistema de saúde, com o objetivo de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida do paciente.

Manual de Acompanhamento Farmacoterapêutico- Método Dáder