Núcleo de Educação e Atenção em Saúde

Núcleo de Educação e Atenção em Saúde

NEAS

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), constitui-se num programa da Universidade Estadual da Paraíba, responsável pela oferta de Ações Educativas e de Atenção em Saúde que tem como proposta especializar o apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e comunidades em temas relativos ao controle de doenças.

O NEAS foi criado para que o acesso à saúde seja real e isonômico no âmbito institucional, podendo ser estendido a outras comunidades. Através do desenvolvimento de práticas educativas em saúde de forma integral, humanizada e compromissada com o atendimento de necessidades e com a garantia do direito à saúde da comunidade acadêmica.

Objetivos:

  • Fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UEPB;
  • Contribuir no controle de doenças;
  • Assegurar o atendimento interdisciplinar às comunidades carentes no sentido socioeconômico, cultural e educacional;
  • Formação de talentos com reconhecido compromisso social

Público-alvo:

  • Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de risco a saúde. Além de estudantes da própria instituição.

O NEAS presta diretamente os seguintes serviços de natureza especializada e continuada:

  • Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas: aborda desde a educação e prevenção do uso de drogas em escolas públicas, até o grupo de tratamento de tabagismo aberto ao público alvo da cidade de Campina Grande.
  • Ações Educativas em Saúde – doenças crônicas: apresenta discussões, em escolas públicas, sobre doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras doenças.
  • Plantas medicinais e sistemas orgânicos: Uma abordagem do Laboratório Itinerante.
  • Uso empírico de Plantas Medicinais por comunidades.
  • Enriquecendo Escolas Públicas com Plantas.
  • Avaliação da Qualidade de Vida dos Trabalhadores da UEPB.

 

O NEAS foi criado e aprovado a partir da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/016/2013

Cria o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde da UEPB e dá outras providências.

CONSUNI da Universidade Estadual da Paraíba , no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Instituição em seu artigo 31 , inciso IX, e:

CONSIDERANDO a necessidade dos estudos e pesquisas interdisciplinares e interdepartamentais na UEPB, com o objetivo em prestar serviços à comunidade através de atividades de extensão;

CONSIDERANDO a atualidade e relevância social e acadêmica do tema, que desperta interesse e demanda na busca por melhorias na saúde do trabalhador;

CONSIDERANDO decisão deste Conselho em reunião ordinária, realizada em 28 de maio de 2012.

RESOLVE:

Art. 1º – Criar o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde – NEAS da UEPB, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS do Câmpus I, Campina Grande/PB.

Art. 2° -As atribuições de funcionamento serão regulamentados em regimento próprio, debatido e aprovado em reunião do Conselho de Centro – COC do CCBS.

Art. 3º – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Campina Grande (PB) 28 de maio de 2013.

Prof° Antonio Guedes Rangel Junior
Presidente

● RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/016/2013. Diário Oficial do Estado, João Pessoa 04 de junho de 2013.