MINICURSO: “ASPECTOS MOLECULARES DA AÇÃO DOS MEDICAMENTOS”.
O Núcleo de Educação e Atenção à Saúde (NEAS) da Universidade Estadual da Paraíba receberá a Profa Dra Bagnólia Costa da Universidade Federal da Paraíba que ministrará no dia 11 de junho, nos turnos manhã e tarde, minicurso: ASPECTOS MOLECULARES DA AÇÃO DOS MEDICAMENTOS.
A Profa Bagnólia tem vasta experiência na Educação continuada de estudantes e profissionais de saúde que lidam direta ou indiretamente com medicamentos. Na ocasião serão discutidas as bases do conhecimento dessa área fascinante que é a farmacologia e compreensão da importância da química, bioquímica e fisiologia para entendimento de como agem os fármacos e medicamentos e as consequências do seu mau uso. O curso vai abordar as bases gerais do mecanismo de ação dos fármacos e medicamentos.
O minicurso terá duração de 8 horas.
LOCAL: Auditório do Departamento de Psicologia da UEPB.
HORÁRIO:
– MANHÃ: das 8 às 12 horas
– TARDE: das 14 às 18 horas
Inscrição por meio do email: circularsaude@uepb.edu.br, com envio de nome completo, e-mail, telefone e curso.
Quem pode se inscrever? Interessados na temática.
Profa Dra Bagnólia Costa:
Graduada em Farmácia (1985) e em Análises Clínicas (1987) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Farmacologia e Química de Produtos Naturais pela UFPB (1991) e Doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1997). Professora da UFPB, vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas. Coordenadora Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica vinculada à Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFPB. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos/CCS/UFPB (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular/CCEN/UFPB (Mestrado). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia Pré-Clínica de Produtos Naturais e Sintéticos e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade espasmolítica, efeito relaxante, fisiologia do exercício e reatividade muscular, canais de potássio, canais de cálcio, Solanaceae, Annonaceae, Fabaceae e Verbenaceae. Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq e CAPES) e do Programa Jovens talentos para Ciência da Capes. FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: orientou 46 alunos de iniciação científica (IC), 4 especialistas, 17 mestres e 11 doutores, além de ter coorientado 8 mestres e 5 doutores; atualmente orienta 4 alunos de IC, 1 de Mestrado e 7 de Doutorado.