INTEGRAÇÃO DE ÔNIBUS: Promovendo ambiente livre de fumo
A dependência química se apresenta como grande problema de saúde pública. A implantação de ambientes de trabalho livres de fatores que conduzam a dependência química proporciona a proteção à saúde dos indivíduos que transitam no recinto.
Objetivo: Proporcionar ações que tornem os ambientes 100% livres de fatores que conduzem a dependência química.
Metodologia: Trata-se de ação educativa realizada no Terminal de Integração de ônibus nas manhãs das terças e quartas durante os meses de agosto e setembro com usuários do Terminal de Integração de Ônibus, de ambos os sexos e todas as idades.
Na primeira etapa foram abordados os fumantes e explanado acerca das atividades de prevenção, promoção à saúde e tratamento de tabagistas desenvolvidas pelo Programa “Educação e Prevenção ao Uso de Drogas Psicoativas (PEPAD)” da Universidade Estadual da Paraíba.
Na segunda etapa, buscou-se os ambulantes que comercializam no Terminal sendo abordado todos os riscos associados ao consumo de drogas psicoativas.
Espera-se que os usuários do Terminal de ônibus aprovem a ideia da proibição de fatores que possam contribuir para iniciação do consumo do cigarro e sejam multiplicadores da presente proposta.