Intervenção Realizada no CAPS-AD Infanto-Juvenil .
Com a utilização de substâncias psicoativas, corpo e mente tendem a apresentar déficits de funções como equilíbrio, coordenação motora, cognição, entre outros, que podem repercutir na diminuição da qualidade de vida dos usuários. Com isso, foi observada a possibilidade de implantação de oficinas com caráter de promoção da saúde, visando realizar atividades lúdicas, reflexivas, exercícios terapêuticos sequenciados com intuito de promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários. São desenvolvidas oficinas, atividades de educação em saúde e de prevenção com dependentes químicos, na faixa etária entre 10 á 17 anos e meio, assistidos pelo Centro de Apoio Psicossocial Infanto-Juvenil – Álcool e outras Drogas (CAPS AD) do município de Campina Grande – PB.
A atividade é realizada através de encontros semanais, durante as sextas-feiras na instituição, com 4 horas de duração, contando com a presença de uma média de dez usuários os quais encontram-se em tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo .
As oficinas são estruturadas a partir de temas previamente definidos em reuniões com a equipe. São realizadas ações educativas em saúde e terapêuticas em uma roda de conversa, onde os usuários participam ativamente. Durante a parte discursiva são repassados assuntos como: riscos da droga para a saúde, ansiedade, qualidade de vida, a importância do tratamento assistido. Logo após a explanação é realizada a intervenção prática: aferição PA (pressão arterial), IMC (índice de massa corporal), exercícios de alongamento, coordenação motora, equilíbrio, cognição e relaxamento.
Não é novidade que o usuário de drogas em tratamento apresenta um quadro de saúde mais delicado; a ansiedade, a depressão, a descoordenação motora são frequentemente encontradas nessa população, sobretudo, durante o processo de abstinência. A educação através do lúdico e atividades corporais são ferramentas importantes na promoção de uma melhor qualidade de vida aos usuários em processo de reabilitação e reinserção social.