3 de maio de 2019

Ações Educativas em Saúde: Doenças Crônicas Não Transmissível – No século passado às doenças infecciosas levavam ao óbito cerca de 50% da população. No momento atual, a mortalidade se encontra vinculada as doenças crônicas não transmissíveis. Observa-se que, em 2004, as DCNT representaram mais de 62% do total de óbitos do país.
As doenças de maior impacto para saúde pública:

• Doenças cardiovasculares,
  • Câncer, particularmente o cérvico-uterino e o de mama em mulheres e de estômago e pulmão nos homens,
  • Diabetes Mellitus, e
  • Doenças Respiratórias Crônicas.
    Este rápido aumento da morbimortalidade por DCNT vem afetando a qualidade de vida de milhões de pessoas, inclusive pode estar relacionada a mobilidade urbana necessária no cotidiano.

Consultório Farmacêutico – Frente a necessidade de acompanhamento de indicadores clínicos, orientação acerca do uso correto e possíveis interações medicamemtosas, incentivo de adesão ao tratamento e outras atividades de educação em saúde repercutirão de forma positiva na vida da comunidade universitária da UEPB. Além de estimular o reconhecimento e respeito ao farmacêutico.

Cuidado humanizado em saúde entre idosos.
O avanço da idade cronológica traz consigo perda progressiva da funcionalidade humana e de características essenciais para realização de atividades cotidianas, debilitando aspectos físicos, sociais e emocionais. Urge-se a implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como intervenção importante para consolidação de perspectivas positivas nesse processo. Na presente intervenção, observou-se promoção de benefícios aos indivíduos da terceira idade, recurso importante para o bem estar pessoal e coletivo, elevação da auto- estima, estando diretamente associada à melhora de aspectos no campo da saúde física, emocional, espiritual e sócio-afetivo.