Educação em saúde: Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)

26 de agosto de 2014
Educação em saúde: Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um problema de saúde coletiva que abrange países não só desenvolvidos mais também em desenvolvimento, e são caracterizadas por serem de longa duração e progressão lenta (OMS). Nas últimas décadas o Brasil tem apresentado mudança no perfil de mortalidade da população, com acréscimo dos óbitos causados por doenças crônicas não transmissíveis (RIBEIRO et al, 2013). No ano de 2010 a mortalidade no Brasil devido as DCNT foi de 68,1% (MS, 2010).

As doenças crônicas não transmissíveis mais frequentes na população brasileira, com base nos dados do Ministério da saúde em 2010, foram doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e Diabetes de Mellitus (DM). O crescimento demasiado da hipertensão e diabetes influencia diretamente o aumento da obesidade, que está relacionado aos baixos níveis de atividade física, pois a população não tem se interessado em desenvolver tais hábitos, desta forma a população fica cada vez mais vulnerável a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (CAMPOS at al., 2013;  BARROS at al., 2011)

O projeto Educação em saúde: Doenças crônicas em foco viabiliza a educação em saúde em doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) principalmente no enfoque a prevenção das DCNT assistindo a alunos de escolas públicas visando a prevenção. As atividades estão sendo desenvolvidas na E.E.E.F.M. Irmã Joaquina Sampaio,  e nas ações desenvolvidas estão: A aplicação de questionários, coleta dos dados antropométricos e aferição da pressão arterial, seguida pela análise dos dados e a intervenção feita através de palestras focando nas doenças como Diabetes, hipertensão, obesidade e associação com plantas medicinais que ajudem a prevenir e ajudar no tratamento dessa doenças.