Promoção de Ambientes 100% Livres de Fatores que Conduzem a Dependência Química.
O uso de drogas psicoativas representa importante problema numa diversidade de países e no Brasil essa realidade não é diferente, representando um relevante problema de saúde pública que deve ser trabalhado em seus diversos âmbitos, desde a promoção até a reabilitação dos usuários. São diversas as variáveis que atuam simultaneamente influenciando a tendência que qualquer pessoa venha a ter para usar drogas, são elas: ambientais, biológicas, psicológicas e sociais. Isto se deve a interação entre o agente (a droga), o sujeito (o indivíduo e a sociedade) e o meio (os contextos sócio-econômico e cultural). (MIGOTT, 2008, p.710).
O projeto de extensão Promoção de Ambientes 100% Livres de Fatores que Conduzem a Dependência Química é de grande importância para que haja a conscientização das pessoas em relação aos malefícios causados pelas diversas substâncias psicoativas, e tem como objetivos: promover ambientes 100% livres de fatores que levam à dependência química; realizar atividades que conscientizem a população quanto aos principais fatores que levam à dependência química, fazendo com que estes os evitem; promover ambientes 100% livres da fumaça do tabaco; alertar os estudantes de graduação da Universidade Estadual da Paraíba sobre os malefícios das drogas psicoativas.
As atividades estão sendo realizadas na Central Integrada de Aulas (CIA), onde são promovidas discussões sobre as drogas psicoativas, dando ênfase no tabaco. As discussões acerca do tabaco envolvem a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), a situação da mortalidade devido o tabaco no mundo, Brasil e Paraíba, falando-se também do M-POWER, com aplicação de um questionário sobre o consumo de álcool, tabaco e outras drogas no final das atividades. A interação dos alunos é satisfatória e muitos demonstram interesse em saber mais sobre o assunto.