Sistemas Orgânicos e Plantas Medicinais: Uma Abordagem Universitária.

20 de agosto de 2014
Sistemas Orgânicos e Plantas Medicinais: Uma Abordagem Universitária.

No Brasil observa-se a utilização das plantas medicinais por boa parte da população que busca alívio de sintomas e/ou cura de doenças. Sua utilização vem sendo cada vez mais valorizada devido a uma procura cada vez maior por hábitos saudáveis de vida. O uso adequado das plantas medicinais traz inúmeros benefícios para quem utiliza desde que, haja controle sobre sua utilização e conhecimento sobre seus riscos, finalidades e benefícios.

O projeto de extensão “Sistemas orgânicos e plantas medicinais: uma abordagem universitária”,  tem como objetivo sensibilizar a população em foco a respeito do uso adequado de plantas medicinais de acordo com a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (RENISUS) que apresenta uma lista de 71 plantas medicinais elaborada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e autorizada pelo Ministério da Saúde, bem como, sua importância e seus efeitos adversos no organismo do usuário, e  do controle sobre sua utilização.

As atividades estão sendo desenvolvidas na E.E.E.F.M. Irmã Joaquina Sampaio, e entre as ações desenvolvidas estão a aplicação de questionários, versando sobre o uso de plantas pelos escolares  e, em um segundo momento, a realização de  uma roda de discussão sobre as plantas utilizadas e a forma correta de utilização de tais produtos. No que diz respeito as intervenções realizadas, desenvolve-se atividades na escola para a criação e a manutenção de hortas com plantas medicinais.