“HOMEM MACHO, É HOMEM VIVO”: Campanha promovida pelo NEAS durante o Novembro Azul.

3 de dezembro de 2014
“HOMEM MACHO, É HOMEM VIVO”: Campanha promovida pelo NEAS durante o Novembro Azul.
10388067_829983327052427_8124471017035238221_nInicialmente planejada para atingir os servidores técnico-administrativos, a campanha “Homem Macho, É Homem Vivo”, criada pelo Núcleo de Educação e Atenção a Saúde – NEAS – e inserida no movimento Novembro Azul, alcançou o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba.
Durante todo o mês de novembro, através de visitações de salas de vários segmentos da administração central da UEPB, materiais informativos foram distribuídos, bem como, realizadas palestras sobre a importância de ações preventivas relacionadas á saúde do homem, abordando não só o tema da prevenção ao câncer de próstata, mas discutindo de cuidados com higiene pessoal até a saúde sexual. Exercícios preventivos foram ensinados durante a parte prática das intervenções, logo após as explanações dos materiais entregues.
Foram distribuídas 100 cartilhas e 180 botons adesivos com a logo da campanha. Como o NEAS é formado por acadêmicos de diversos cursos na instituição, a campanha alcançou também alunos, professores e pacientes nos departamentos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.
Os idealizadores da campanha, Magnum Reis, Patrick Kervin, Jessika Emanuella e Elaine Lopes, coordenados pela professora Clésia Pachú, criaram uma logo com desenho de contorno de rosto masculino e óculos de sol, com objetivo de fazer com que o humor e criatividade tornassem ferramentas que facilitassem a aceitação e o alcance do movimento. Fato que se concretizou. A aceitação foi positiva, de acordo com os relatos dos servidores, professores e estudantes. Algumas pessoas entraram literalmente no clima da campanha e posaram para fotos com óculos de sol e adesivos e outras participaram pela internet, trocando suas respectivas fotos de perfis de algumas redes sociais pela logo da campanha do NEAS.