Dia 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. Desde 1992 o tabagismo está inserido na classificação Internacional de doenças crônicas (CID-10), no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas.
O tabagismo se caracteriza como a principal causa de doenças e mortes passíveis de prevenção, sendo o tabagismo passivo considerado a 3ª causa e o maior responsável pela poluição em ambientes fechados. O tabaco mata de um terço à metade de todas as pessoas que o usam em média 15 anos prematuramente, e estima-se um número de 5 milhões de mortes/ano ocasionadas por doenças tabaco-relacionadas, e 200.000 mortes/ano no Brasil, causando um prejuízo de pelo menos R$ 338 milhões para o sistema público de saúde do país, segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz.
A gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do INCA desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, incluindo as ações que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), com o objetivo de reduzir o número de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.
O programa segue um modelo no qual ações de atenção à saúde, ações educativas e de comunicação são associadas às medidas legislativas e econômicas. No Brasil, há legislações que proíbem o fumo em locais fechados, medidas que protegem os não fumantes do fumo passivo, e também oferecem ajuda aos fumantes a parar com o uso do tabaco.
Vejam a mensagem do Sr. José Cruz, gravada com exclusividade para o I Fórum de Controle da Dependência Química da Cidade de Campina Grande, e sua apresentação em um coral formado por doze pacientes laringectomizados e ex-fumantes:
https://www.youtube.com/watch?v=WqD4T13l56c
O coral se apresentou inesperadamente, no Masp, antes da entrada do coral da USP e deixaram a plateia chocada ao interpretar “All you need is Love” e “She loves you”, encerrando a apresentação com a frase: “Escute a voz desse coral. Não fume”. A campanha foi feita pela agência JWT para o hospital A.C. Camargo, como forma de alerta para o tabagismo como principal fator de risco para o câncer de laringe.
No link a seguir, a história do curitibano apresentado nas redes sociais que acreditou nas propagandas de cigarro e hoje, dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) deixa sua mensagem: